Como incentivar seu filho a comer vegetais | Limppano

Como incentivar seu filho a comer vegetais

Se o único legume que seu filho come é batata, faz cara feia para a salada e se recusa a provar qualquer coisa verde, esse post vai te ajudar. Veja como incentivar seu filho a comer vegetais.

Confiança

Outdoor portrait of a cute young black little girl eating waterm

Nada de verdura escondida, chantagens, ameaças e nem obrigar a criança a comer. Isso vai fazer com que a alimentação se transforme em uma experiência ruim. Premiar quem come tudo com sobremesa também não é uma boa prática, pois incentiva um hábito de recompensa que não é saudável.

 

Estratégias

Boy Eating Carrot Cupcake

Você pode incrementar o feijão com vegetais, fazer bolo de cenoura, inserir vegetais picadinhos em recheios de omeletes e panquecas, por exemplo. Pense em formas criativas de incorporar os alimentos que ele não gosta misturando com coisas que ele aceita.

 

Filho de peixe, peixinho é

Cheerful father and son preparing salad at home

Geralmente, o problema está na falta de exemplo. Crianças costumam a imitar os pais. Se seu filho não vê salada no seu prato ou percebe que você também faz cara feia ao ingerir esses alimentos, ele não vai se sentir motivado a provar. Seja um modelo para ele! Em uma família de alimentação saudável, as chances de um dia a criança começar a se abrir para experimentar novos alimentos são bem maiores.

 

Prato bonito

Funny Girl Food Face

Crianças gostam de cores, recipientes divertidos, pratos bem arrumados. Todos esses estímulos visuais podem ajudar na hora de fazer seu filho provar um alimento novo. Você pode colocar espinafre na massa de panquecas e dizer que é a panqueca do Hulk, ou convidar a criança a decorar o próprio prato! Dessa forma, está liberado brincar com a comida!

 

Lugar de criança

Four hands puts fresh vegetables in the wok. Cooking concept

Leve seu filho ao mercado e à cozinha. Faça com que ele se sinta parte do preparo das refeições da família. Ele vai se interessar mais pelos alimentos e ficar mais à vontade para prová-los.

 

Ambiente

Happy family enjoying a healthy meal together at home in the kitchen

É recomendado que os ambientes sejam calmos, sem TV ou distrações e que as refeições sejam feitas à mesa. Fazer as refeições junto com os filhos, mesmo que apenas durante o final de semana também contribui para melhorar a experiência.

 

Provar e explorar

child

Vá com calma, ofereça porções pequenas. Proponha que seu filho prove um pedacinho e diga que se ele não gostar, não precisa comer. Depois de provar o alimento pela primeira vez, ofereça pelo menos mais cinco vezes, sempre mudando a forma de preparo para que ele se acostume com o gosto e perceba quais formas de preparo agradam mais ao paladar.

Lembre- ­se que qualquer processo de mudança de hábitos leva tempo e é preciso ter persistência para que haja a reeducação alimentar das crianças. Tenha paciência e cuide da alimentação do seu filho. Vê­- lo saudável será a melhor recompensa! =D

 

 

 

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


top
Show Buttons
Hide Buttons