Como lidar com o mofo | Limppano

Como lidar com o mofo

Vamos combinar, é muito chato encontrar no armário uma peça antiga com manchas de bolor, ou perceber que as paredes estão ficando com uma camada esverdeada!

Basicamente, mofo ou bolor são fungos que decompõem a matéria orgânica. Eles podem se desenvolver em vários materiais, como madeira, couro, alimentos e até em paredes.

Vamos te contar tudo sobre mofo para que você aprenda a evitar e lidar com esse inconveniente.

A causa do mofo

Black mold in the corner of room wall. Preparation for mold removal.

Infelizmente, os esporos de fungos, que são a origem do mofo, estão espalhados pelo ar e não temos como controlar totalmente o desenvolvimento deles. Qualquer material orgânico é alimento para os fungos e a alta umidade, calor e má ventilação favorecem o crescimento dos fungos e das manchas de bolor.

Danos à saúde causados pelo mofo

Man blowing his nose

Conviver com o mofo faz muito mal à saúde. Os esporos do mofo podem agravar problemas respiratórios como a asma, transmitir bactérias que causam infecções, provocar reações alérgicas e prejudicar os pulmões se for inalado diretamente. O risco é maior para pessoas vulneráveis como bebês, gestantes, crianças e idosos.

 

Como evitar o aparecimento do mofo

Modern Room Interior with white curtains and couch

Tentar controlar a umidade é a medida mais eficiente para evitar que os bolores apareçam.

Faça uma manutenção periódica em calhas e telhas para evitar problemas relacionados a infiltrações e vazamentos, que podem aumentar a umidade da casa.

Os espaços onde tem encanamento, como embaixo da pia e em torno da vaso sanitário, também podem ser um terreno fértil para o mofo se estiverem vazando.

Mantenha os cômodos limpos e bem arejados. Se possível, deixe abertas também as portas de armários, para que o interior também seja ventilado. Usar o Evita Mofo em gavetas e armários retira a umidade e previne o aparecimento de mofo nesses locais.

Exaustores ajudam a aumentar a ventilação em áreas como banheiro e cozinha. Ligue-os sempre que for tomar um banho quente e cozinhar.

Também é importante lavar roupas de cama, casacos e peças que ficam muito tempo guardadas a cada seis meses, ou simplesmente colocá-las para tomar sol de vez em quando.

Como lidar com mofo já instalado

Hands cleaning.

“Ah, não! Apareceram bolores na minha casa, e agora?!”

Alguns tipos de mofo vão precisar de cuidados especiais para serem removidos, mas problemas menores podem ser resolvidos tranquilamente com técnicas caseiras.

Se o mofo apareceu nas suas roupas, ensinamos uma forma de retirar as manchas na nossa página do Facebook.

Se os bolores estão tomando conta das paredes, você pode retirar as manchas fazendo a seguinte mistura: 1 litro de água sanitária, 1 litro de água e 1 colher de sopa de detergente. Use as Luvas Multiuso para proteger as mãos e a Esponja Multiuso para esfregar a mistura na parede. Retire com um Tango úmido e abra as janelas para secar bem. Vinagre também pode ser usado na limpeza, pois a acidez inibe a proliferação.

Não esqueça de verificar de onde vem o problema da umidade para que os bolores não sejam recorrentes.

 

Desumidificando o ambiente

O mofo ocorre em qualquer lugar que tenha umidade e matéria orgânica, ou seja, pode aparecer em qualquer lugar da casa. Banheiro e cozinha, que são cômodos que estão sempre em contato com água e vapor podem ter uma maior incidência de bolores.

O Evita Mofo pode ser usado dentro de armários, gavetas, sapateiras e em qualquer ambiente que você queira desumidificar.

Depois dessas dicas, prepare-se para enfrentar uma verdadeira batalha contra o mofo dentro de casa! Verifique todos os possíveis locais de proliferação, lute contra os bolores já instalados e proteja sua casa contra esse o monstro esverdeado!

Para mais informações sobre o assunto, acesse nosso hot site: www.vivasemmofo.com.br.
Lá você encontra os mitos e verdades mais comuns relacionados ao problema e soluções práticas para que sua casa fique livre da umidade.

Além de receber dicas, você pode concorrer a 1 ano de Evita Mofo grátis! Acesse o site, preencha seus dados, responda ao nosso quiz sobre mofo e boa sorte!

Tags

top
Show Buttons
Hide Buttons