BLOG

Remoção manchas de óleo nas roupas: guia prático com 3 truques

As manchas de óleo e gordura nas roupas são muito frequentes e costumam ser um pesadelo. Por isso, vamos compartilhar hoje alguns truques simples para evitar que a mancha acabe ficando para sempre.

A nossa dica número 1 é: tente limpar o quanto antes para que a gordura não fixe por completo no tecido. Um erro bastante comum é usar a água fria, mas ela pode aumentar a mancha e torná-la permanente.

Água quente:

Antes de tudo, verifique na etiqueta as recomendações de lavagem do tecido. Água quente é um dos métodos mais eficazes de remoção de gordura, mas nem todas as peças se dão bem com ela, então tenha certeza de que não há risco de estragar ainda mais tentando tirar a mancha.

Bicarbonato de sódio e lava-louças ODD neutro:

Para remover manchas já mais antigas, aquelas que nem a máquina de lavar resolveu, você vai precisar misturar bicarbonato de sódio com o lava-louças ODD neutro até virar uma pasta. Não há uma quantidade exata de cada, faça o suficiente para toda a mancha.

Em seguida, estique a peça em uma superfície plana e coloque um papelão ou um pano por baixo da mancha para que a absorva, então espalhe a pasta sobre a área manchada e a deixe agir por cerca de 15 minutos.

Após esse período, use uma escova de dentes para esfregar delicadamente a pasta sobre a área para não danificar o tecido. Por fim, se o tecido permitir, lave a peça de roupa em água bem quente.

Suco de limão:

Esse truque é mais eficiente quando aplicado na mancha fresca. A acidez do limão é uma grande aliada na remoção de manchas de gordura. Ela tanto quebra as moléculas, quanto ajuda no processo de higienização das peças.

Você vai precisar apenas esfregar a polpa da fruta ou despejar o seu suco sobre a mancha e esfregar suavemente com água quente e lava-louças ODD neutro para terminar de remover. Para evitar novas manchas, é importante não fazer essa aplicação apoiada em outros tecidos ou sob o sol.

Todo cuidado é pouco na hora de cozinhar com óleo, mas, agora, caso aconteça algum acidente, você já não tem mais motivos pra se desesperar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fique por dentro

Receba em seu email nossas novidades e lançamentos